Neste tutorial, você aprenderá o que é, pra que serve e como registrar um domínio, de forma simples e objetiva.
O que é um domínio?
Primeiramente, um domínio é um nome exclusivo que tem a função de identificar você ou a sua empresa na internet. O nome de domínio foi criado com o intuito de facilitar a memorização de endereços para a internet, e caso o mesmo não existisse, teríamos que memorizar imensas sequências de números.
Os domínios são criados à partir de nomes e extensões, como no exemplo abaixo:
Domínio: suaempresa.com.br
Nome: suaempresa
Extensão: com.br
Atualmente existem mais de 100 extensões disponíveis para que você possa registrar o seu domínio, segue abaixo, alguns exemplos mais comuns:
• net.br: Atividades comerciais
• emp.br: Pequenas e micro-empresas
• adv.br: Advogados
Categorias disponíveis para registrar um domínio
Abaixo irei listar todas as categorias de domínios oferecidas pelo registro.br, órgão regulamentador de domínios no Brasil.
Quando registramos um domínio é necessário um documento específico, dependendo da categoria. Domínios de pessoa física e profissionais liberais só podem ser registrados por um titular com cpf. Os domínios de pessoa jurídica devem ser associados a um CNPJ. Já os domínios genéricos e de cidades podem ser registrados por CPF ou CNPJ.
Existem algumas categorias de setores específicos que exigem documentos adicionais para comprovação legal.
Categorias de domínios disponíveis
• Cidades
• Genéricos
• Pessoas Físicas
• Pessoas Jurídicas
• Profissionais Liberais
• Universidades
Quanto custa um domínio?
Para se registrar um domínio, o custo inicial é de R$ 40,00 por ano.
Um domínio próprio da mais credibilidade à sua empresa do que um domínio gratuito, pois, fica muito claro ao usuário que o domínio gratuito não pertence a sua empresa, dando uma aparência de amadorismo, que poderá prejudicar a sua imagem. Plataformas de criação de sites geralmente tem um endereço muito extenso, prejudicando a memorização e digitação do mesmo, ex: suaempresa.wordpress.com.
Outras vantagens de se registrar um domínio próprio:
E-mails personalizados:
Você poderá utilizar e-mails personalizados com o nome da sua empresa, ex: você@suaempresa.com.br, tornando seu projeto ainda mais profissional, facilitando que os usuários que visitam o seu site ou que recebam o seu e-mail, consigam identificar a sua empresa de forma rápida e direta.
Subdomínios:
Uma outra vantagem, é a criação de subdomínios para páginas específicas, por exemplo loja.suaempresa.com.br ou blog.suaempresa.com.br, que sempre utilizarão o endereço padrão da sua empresa.
Google Analytics:
Monitorar um site ou um e-commerce na internet, é um dos fatores mais importantes para que o seu projeto tenha sucesso. Através de ferramentas como o Google Analytics, você poderá entender o comportamento do consumidor, saber quais os produtos mais procurados, entre outras informações importantes que irão lhe ajudar a melhorar o posicionamento da sua página de forma orgânica.
Ter um domínio próprio facilita imensamente a configuração destas ferramentas, e também, o entendimento dos resultados monitorados.
Memorização:
Outra vantagem em ter um domínio próprio é a facilidade de memorização. Um domínio próprio é mais fácil de ser memorizado pelos usuários que na maioria das vezes digitam o domínio da sua empresa diretamente na barra do navegador, como o Firefox ou Safari, evitando erros que poderiam dificultar o acesso a sua página ou ecommerce.
Diferença Entre Domínio e Hospedagem de Site
Para que você possa entender definitivamente esta diferença, vou ilustrar de forma bem simples esta diferença…
O domínio poderia ser classificado como o endereço da sua empresa, e a hospedagem, o local que a sua empresa está localizada, entendeu?
Um domínio é um atalho utilizado para que os usuários possam encontrar você ou sua empresa na internet de forma simples. Quando os usuários digitam o seu domínio na barra de endereço do navegador, eles são direcionados para o servidor onde seus arquivos estão hospedados.
Uma hospedagem de site é diferente de um domínio, pois necessita de um servidor físico que esteja conectado à internet. Este servidor ficará guardado todos os arquivos do site e banco de dados da sua empresa, assim, quando os usuários digitam o seu domínio (suaempresa.com.br) na barra de navegação do seu navegador, ele envia uma solicitação ao servidor que o site está hospedado. Com isto, O servidor faz o upload dos arquivos e os transmite pela internet para o dispositivo que você está usando.
Como Registrar um Domínio no Registro.br
Agora vou lhe ensinar como registrar um domínio no site do registro.br.
1. Acesse portal do registro.br ( www.registro.br ).
2. No campo de busca, pesquise o domínio desejado e clique em pesquisar.
3. Na próxima tela aparecerá se o domínio está disponível para registro, caso esteja, aparecerá a mensagem disponível para registro na cor verde, neste caso, clique em registrar.
4. Agora, preencha o campo com o seu cpf e clique em continuar. Caso já tenha cadastro no site, entre com seu login e senha para prosseguir. Mas, se esta é sua primeira vez que acessa o site, preencha todos os dados para criar a sua conta.
5. Clique no botão para concordar com os termos de serviço e em seguida clique em Registrar.
6. Você receberá uma mensagem sobre o status do seu pedido. Prossiga quando receber a notificação por e-mail.
7. Siga as instruções de pagamento que receber no e-mail e pronto.
Parabéns por chegar até aqui, com certeza, você já registrou seu domínio! Mas, caso precise de ajuda,
A BW4MED é uma agência especializada em marketing médico que oferece soluções inovadoras e eficazes para profissionais da saúde. Com uma equipe de especialistas em marketing digital e conhecimento profundo do setor médico, a BW4MED desenvolve estratégias personalizadas para aumentar a visibilidade e reputação de seus clientes. Se você é um profissional da saúde em busca de crescimento e destaque no mercado, a BW4MED é a agência certa para você.
Clique aqui, e fale com um especilista!