O Google Alerts é uma ferramenta que notifica você sobre qualquer palavra chave que deseje rastrear na internet. Você pode configurá – lo, por exemplo, para ser notificado quando seu nome ou o nome do seu consultório for mencionado. Este procedimento é realmente simples, rápido e totalmente gratuito.
Uma vez definida a palavra chave que você deseja pesquisar, o Google Alerts inicia seu processo de pesquisa em páginas da Web, jornais on-line, artigos, blogs e pesquisas científicas, e uma vez que encontrar um assunto relacionado a sua palavra chave, você será notificado por e – mail.
Ao estabelecer sua presença online, você pode saber o que os outros estão dizendo sobre a sua empresa. Além disso, ajuda você a ver seus pontos positivos e negativos, e com isso, você terá referências para decidir como aprimorar ainda mais sua estratégia de marketing .
Outro benefício útil dos Google Alerts é que você também pode ver avaliações sobre seus concorrentes, com isso, você poderá ter informações úteis na ponta dos dedos que lhe ajudarão a entender como sua empresa está se saindo em relação à concorrência e como se manter à frente.
Outros benefícios
Ao usar os Alertas do Google, você não precisa procurar conteúdo a cada hora e todos os dias, basta você definir horários específicos para receber e-mails, como escolher se deseja recebê-los diariamente ou semanalmente.
Você também pode escolher facilmente quais tópicos seguir.
Veja também:
Como criar um alerta
1 – O primeiro passo é acessar a página de Alertas do Google (google.com.br/alerts) e fazer login com sua conta do Gmail. A conta conectada será selecionada automaticamente para receber os seus alertas. Se você quiser alterá-la, clique no seu avatar no canto superior direito e selecione a conta desejada.
Agora você pode iniciar o processo.
2 – Para criar um alerta, digite uma palavra-chave desejada.
3 – Em seguida, clique no botão Display Options para configurar seu alerta, e defina:
- Frequência com que deseja recebê-los: quando disponível, no máximo uma vez por dia ou no máximo uma vez por semana;
- Fontes: alertas provenientes de notícias, blogs, web, vídeos, dentre outros;
- Idioma: português, inglês;
- Região: país em que o conteúdo foi publicado;
- Quantos: “somente os melhores resultados” ou “ver todos”;
- Enviar para: endereço de email que receberá os avisos.
4 – Depois de definir as configurações desejadas, clique em criar alertas.
Parabéns, você criou um novo Alerta do Google.
Como Personalizar o Google Alerts
Depois que um alerta é criado, você pode modificá-lo ou personalizá-lo ainda mais usando as dicas abaixo:
1 – Editar:
Para editar um alerta, vá para a seção Meus Alertas e clique no ícone de lápis, agora, altere a frequência, fonte, idioma, região, etc. de acordo com suas necessidades. Quando terminar, basta clicar em Atualizar Alerta que as alterações serão aplicadas nos seus alertas.
2 – Excluir:
Para excluir um lembrete, basta clicar no ícone da lixeira ao lado de um lembrete do Google Alerts. Isso também aparecerá na seção “Meus alertas”. Embora não haja uma caixa de diálogo de confirmação, você pode reverter a ação, mesmo depois de remover a atualização. Uma notificação aparecerá notificando você sobre a exclusão. Se não estiver satisfeito com sua decisão, clique em Desfazer para reverter a alteração ou ignorá-la.
3 – Alterar prazo de entrega:
Você pode alterar ainda mais a forma como os Alertas do Google são entregues. Isso inclui definir prazos de entrega e como enviar esses alertas. Para fazer essas alterações, vá para a seção “Meus alertas” e clique no ícone de engrenagem (engrenagem) no canto superior direito. Em seguida, em Tempo de entrega, selecione quando deseja receber esses alertas. Além disso, você pode selecionar a opção de resumo para receber todos os alertas em um e-mail.
4 – Frequência de entrega:
A frequência de entrega desses resumos também pode ser configurada através da opção “Frequência”. Quando terminar, clique em salvar para confirmar as alterações.
5 – Pesquisa de termo exato:
Você também pode especificar o termo exato que deseja pesquisar, para isso, deve usar aspas. Na seção de alertas, se você digitar “marketing médico”, o alerta mostrará apenas as mesmas palavras-chave. Não haverá resultados semelhantes ou comparáveis ao marketing médico em seus alertas. só resultados com relacionados a marketing médico.
Dicas do que monitorar com o Google Alerts
- Monitore palavras chave de cauda longa
- Monitore a concorrência
- Monitore termos relacionados ao seu nicho de mercado
- Monitore o que estão falando sobre a sua empresa
- Monitore seus clientes e prospects
Com estas dicas de utilização do Google Alerts, você poderá personalizar as suas pesquisas com base nos seus negócios, pois além de lhe ajudar a saber como está a reputação da sua empresa, também lhe ajudará a aprimorar as suas estratégias de marketing digital.
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